out 14

Curso de Especialização: Enfermagem em Estomaterapia

FORMATO

Híbrido

INSCRIÇÕES

R$ 100,00

DURAÇÃO

450 h/a

INSCRIÇÕES

15/10 a 25/11/2024

Breve histórico

A enfermagem surgiu no final do século XIX, por meio da precursora Florence Nightingale, como novo modelo da ciência, pautado na arte do cuidar. Suas concepções teóricas e filosóficas subsidiaram novos teorizadores dentro da visão holística do ser humano, da abordagem humanística e do conhecimento científico. Nesta perspectiva, o saber da enfermagem busca bases norteadoras para a assistência, o ensino e a pesquisa. O desafio do século XX foi desenvolver avanços científicos e tecnológicos para a humanidade. E os profissionais, inclusive os enfermeiros, debruçaram-se sobre seus métodos de definição para a concretização de sua ciência. Assim, aprimorou-se o modelo especializado de trabalho. A especialização nas diferentes áreas do conhecimento humano tornou-se imprescindível em decorrência da necessidade de se aumentar o domínio e a competência nos campos de atuação profissional, objetivando melhor qualidade dos serviços prestados à população. Assim, uma das áreas em desenvolvimento é a ESTOMATERAPIA, uma especialidade da prática da enfermagem, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária, no Brasil, desde 1980.

O especialista em estomaterapia é denominado ESTOMATERAPEUTA (ET). Para se tornar um ET, faz-se necessário a realização de especialização em Enfermagem em Estomaterapia em cursos com abrangência em todos esses cuidados.

A Estomaterapia é uma das especialidades do enfermeiro em expansão e possui elevado potencial de desenvolvimento profissional no mundo do trabalho devido às inúmeras possibilidades de atuação do especialista no país. Na área assistencial o ET poderá atuar em serviços públicos, privados, ambulatórios, clínicas, consultórios médicos, consultórios especializados em Estomaterapia, assistência domiciliar, ensino e pesquisa, gestão, assessoria, consultoria, além da possibilidade de ter seu próprio empreendimento. Na área pública um dos grandes papéis dos ET’s está relacionado à assistência às pessoas com estomia nos inúmeros pólos de assistência existentes em todo o Brasil, que possibilitam a todo cidadão brasileiro, receber assistência especializada, gratuita, qualificada e reabilitação adequada (SOBEST, 2015).

Público alvo

Enfermeiros com dois anos de experiência em clínica geral ou específica na área
de Estomaterapia.

Objetivo do curso

Capacitar o enfermeiro a:
1. Assistir o indivíduo com estomia nas fases pré e pós-operatórias imediata,
mediata e tardia e com fístulas digestivas, com cateteres e drenos, feridas
agudas e crônicas, incontinências anal e urinária;
2. Estimular e incentivar a investigação científica na área de Estomaterapia;
3. Reconhecer os aspectos organizacionais necessários para o desenvolvimento
de serviços e programas para atendimento de pessoas com estomia e
incontinentes e protocolos de prevenção e tratamento de feridas agudas e
crônicas;
4. Desenvolver o ensino na área de Estomaterapia junto a clientes, família e
equipes de enfermagem e interdisciplinar;
5. Estimular atividade de empreendedorismo na área de Estomaterapia.

Modalidade

Online.

Cronograma

14/10/2024 – Publicação do edital
15/10/2024 – Início do período de inscrições
25/11/2024 – Prazo limite para as inscrições
27/11/2024 – Divulgação das candidaturas homologadas
29/11/2024 – Período para interposição de recursos à homologação das inscrições
02/12/2024 – Divulgação do resultado preliminar
04/12/2024 – Período de interposição de recursos ao resultado preliminar
06/12/2024 – Divulgação do resultado final
09/12/2024 – Início da convocação de candidatos para realização de matrícula
19/12/2024 – Fim do 1º período de matrículas
23/12/2024 – Convocação de candidatos em lista de espera para matrícula, em caso de desistência dos candidatos aprovados.
06/01/2025 – Início das aulas (provável)

Inscrições no Processo Seletivo

Taxa de Inscrição: R$ 100,00 (cem reais).
Período de inscrição: 10/10/2024 a 25/11/2024

Orientações gerais

Para que a inscrição seja efetivada é necessário clicar no botão INSCREVA-SE, preencher o cadastro e realizar o pagamento da taxa de inscrição.

Matrículas e Mensalidades

O curso poderá ser pago em 15 parcelas de R$ 1.100,00 (mil e cem reais).

Formas de Pagamento:

– Boleto
– PIX (via QR Code no próprio boleto – à vista);
– Cartão de Débito (à vista);
– Cartão de Crédito.

Forma de Seleção

Análise do currículo e da documentação anexada no ato da inscrição (ver edital).

Professor e Instrutor

Profª. Drª. Priscila da Silva Antônio Rocha

Graduada em Enfermagem – UFG (2001), Especialista em Saúde Mental (2003), Mestre em Psicologia Clínica e Cultura – UnB (2011). Doutora em Psicologia Clínica e Cultura UnB (2016). Docente do curso de Enfermagem da UnB. Experiência em Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psiquiatria, psicopatologia.

Programa de Curso

Módulo 1 – POLÍTICAS BÁSICAS EM ESTOMATERAPIA E ASPECTOS
FILOSÓFICO, ÉTICO DO CUIDAR
Ementa:

  • Inserção da Estomaterapia na Enfermagem
  • Aspectos filosóficos e éticos da prática especializada
  • Métodos e modelos de assistência de enfermagem em estomaterapia
  • Políticas governamentais para assistência em estomaterapia
  • Políticas governamentais de planejamento, compra e distribuição de dispositivos em estomaterapia
  • Bases filosóficas e organizacionais dos Serviços de Estomaterapia
  • Sistema de organização da estomaterapia no Brasil e no mundo (associações científicas e de classe, vinculação com entidades de enfermagem.)

Conteúdo Programático:

  • Evolução histórica da Estomaterapia;
  • Papel do Enfermeiro Estomaterapeuta.

Método de ensino-aprendizagem:
Aula expositivo dialogada. Ao final do curso o aluno será capaz de:

  • Discutir como são construídas e aplicadas as políticas públicas voltadas para a área de estomaterapia;
  • Conhecer e compreender o processo de cuidar de enfermagem, seus aspectos teóricos, filosóficos, históricos, sociais, culturais, éticos, estéticos, da comunicação no cuidado humano;
  • Conhecer e aplicar estudos sobre o desenvolvimento, utilização e avaliação de recursos tecnológicos, procedimentos técnicos, educativos, conceitos e modelos do processo de cuidar em enfermagem e saúde;
  • Desenvolver habilidades de pesquisa aplicando-a no processo do cuidar em enfermagem e saúde e suas interfaces;
  • Analisar de modo crítico e reflexivo a produção do conhecimento do cuidado de enfermagem e a contextualização com a sociedade brasileira e global.
  • Avaliação a definir

Módulo 2 – CUIDANDO DA PESSOA COM ESTOMIA
Ementa:

  • Anatomia e fisiologia dos aparelhos respiratório, digestivo e urinário;
  • Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos das doenças ou fatores relacionados as estomias intestinais e urinárias, no adulto e na criança;
  • Estomias especiais: gastrostomia, jejunostomia e traqueostomia;
  • Suporte nutricional a pessoa com estomia;
  • Complicações precoces e tardias dos estomas das estomias respiratórios, intestinais e urinários; – Fístulas digestivas;
  • Assistência ao paciente nas fases pré trans e pós-operatória de cirurgias que geram estomias;
  • Técnicas especiais para as pessoas com estomia (irrigação e sistema oclusor para colostomia);
  • Suporte social e psicológico a pessoa com estomia e família; – Aspectos psicossociais da sexualidade da pessoa com estomia;
  • Associação dos Ostomizados: a realidade nacional e internacional;
  • Orientação do autocuidado as pessoas com estomas estomias: respiratório, digestório e urinário;
  • Treinamento para o manuseio de estomas estomias direcionado a familiares e/ou cuidadores;
  • Vivenciar e analisar a experiência da utilização do equipamento coletor para estomia;
  • Serviços, protocolos e diretrizes e Protocolos Clínicos para o cuidar cuidado da pessoa com estomia;
  • Políticas assistenciais e públicas as pessoas com estomia: realidade e tendências.
  • A implementação da SAE como metodologia de planejamento, organização e execução de ações sistematizadas de enfermagem à pessoa com estomia;
  • A Ética e Bioética em Enfermagem em Estomaterapia.

Conteúdo Programático:

  • SAE em Estomaterapia;
  • Anatomia e fisiologia intestinal;
  •  Aspectos epidemiológicos clínicos e terapêuticos das doenças ou fatores relacionados aos estomas intestinais no adulto;
  • Anatomia e fisiologia dos aparelhos respiratório, digestório e urinário;
  • Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos das doenças ou fatores relacionados aos estomas intestinais e urinárias, no adulto e na criança;
  • Assistência ao paciente nas fases pré trans e pós-operatória de cirurgias que geram estomas;
  • A Bioética em Estomaterapia;
  • Estomas: gastrostomia, jejunostomia e traqueostomia;
  • Estomas intestinais e urinários;
  • Complicações precoces e tardias dos estomas respiratórios, intestinais e urinários; – Fístulas digestivas;
  • Treinamento para o manuseio de estomas direcionado a familiares e/ou cuidadores;
  • Técnicas especiais para as pessoas com estomia (irrigação e sistema oclusor para colostomia);
  • Aspectos psicossociais da sexualidade da pessoa com estomia;
  • Associação dos Ostomizados: a realidade nacional e internacional;
  • Serviços e protocolos para o cuidar da pessoa com estomia;
  • Políticas assistenciais a pessoa com estomia: realidade e tendências.

Método de ensino-aprendizagem:
Aula expositivo-dialogada; aula prática; estágio; seminário; workshop.
Ao final do curso o aluno será capaz de:

  • Conheceras bases anatômicas e fisiológicas dos aparelhos respiratório, digestivo e urinário;
  • Conhecer bases anatômicas das cirurgias intestinais e derivações urinárias, bem como indicações e tipos de estomias;
  • Conhecer e saber indicar prescrever os equipamentos e acessórios adjuvantes para estomias;
  • Reconhecer e tratar complicações de estomias intestinais, urinários e alimentação.
  • Identificar peculiaridades de estomias em pediatria;
  • Identificar aspectos psíquicos, sociais e sexuais da pessoa com estomia;
  • Conhecer a epidemiologia das situações clínicas que levam à necessidade de estomias intestinais e urinários, no adulto e na criança;
  • Abordar aspectos físicos e psicossociais do candidato de pessoas com indicação para cirurgia geradora de estomia na ótica da interdisciplinaridade e qualidade de vida;
  • Cuidar da pessoa com estomia nas fases pré, trans e pós-operatórias;
  • Avaliar o suporte social da pessoa com estomia por meio da família, dos grupos de autoajuda e das políticas governamentais;
  • Caracterizar a realidade e as tendências da assistência à pessoa com estomia no Brasil e no mundo;
  • Analisar a produção científica relacionada ao cuidar da pessoa com estomia no país;
  • Elaborar trabalho acadêmico relacionado ao cuidado da pessoa com estomia.

Módulo 3 – INCONTINÊNCIAS

Ementa:

  • Fisiologia da micção
  • Fisiopatologia da incontinência urinária e anal 
  • Mecanismos da continência urinária e anal 
  • Classificação e diagnóstico das incontinências urinária e anal 
  • Diagnóstico das incontinências urinária e anal 
  • Tratamento clínico e cirúrgico das incontinências urinária e anal 
  • Fisioterapia nas incontinências 
  • Reeducação vesical e intestinal nas incontinências 
  • Cuidados ao portador de lesão medular traumática 
  • Perspectivas do tratamento cirúrgico e clínico das incontinências 
  • Aspectos psicossociais da sexualidade do incontinente 
  • A SAE em Estomaterapia 
  • Bioética em Estomaterapia

Conteúdo Programático:

  • Fisiologia da micção; 
  • Fisiopatologia da incontinência urinária; 
  • Mecanismos da continência urinária; 
  • Classificação e diagnóstico das incontinências urinária;
  • Tratamento clínico e cirúrgico das incontinências urinária; 
  • Fisiopatologia da incontinência anal; 
  • Mecanismos da continência anal; 
  • Classificação e diagnóstico das incontinências anal; 
  • Diagnóstico das incontinências anal; 
  • Tratamento clínico e cirúrgico das incontinências anal; 
  • Constipação intestinal, avaliação física; Fisioterapia nas incontinências; 
  • Reeducação vesical e intestinal nas incontinências; 
  • Cuidados à pessoa com lesão medular; 
  • Suporte nutricional as pessoas com incontinências, feridas e estomias; 
  • Disfunção vesical e intestinal no contexto pediátrico; 
  • Acolhimento do paciente; 
  • Aspectos psicossociais da sexualidade do incontinente.

Método de ensino-aprendizagem:

  • Método de ensino-aprendizagem: Aula expositivo-dialogada; aula prática; estágio; seminário; workshop. Ao final do curso o aluno será capaz de: 
  • Conhecer aspectos históricos, etiológicos e epidemiológicos das incontinências urinária e anal; 
  • Conhecer os modelos fisiopatológicos de risco e complicações das incontinências; 
  • Oferecer assistência à pessoa incontinente nas fases pré trans e pós-operatória; 
  • Reconhecer a importância da abordagem terapêutica interdisciplinar na assistência à pessoa incontinente; 
  • Estabelecer ações educativas para pessoa incontinente e familiares com a finalidade de reabilitar e melhorar a qualidade de vida.

Módulo 4 – PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS

Ementa:

  • Anatomia e fisiologia do aparelho tegumentar 
  • Conceito e classificação de feridas agudas e crônicas 
  • Processos de reparação tecidual no ciclo vital 
  • Avaliação de feridas, protocolos e instrumentos 
  • Fatores que interferem nos processos de reparação tecidual – Infecção de feridas agudas e crônicas 
  • Prevenção de lesões por fricção 
  • Prevenção de lesões de pele relacionadas a adesivos 
  • Prevenção de lesões de pele associadas a umidade 
  • Terapia tópica e sistêmica em feridas agudas e crônicas 
  • Cuidados com feridas neoplásicas 
  • Suporte nutricional para o portador de feridas 
  • Lesão por pressão, lesões vasculogênicas, diabéticas e em hanseníase: aspectos epidemiológicos, clínicos preventivos e terapêuticos 
  • Tratamento das queimaduras 
  • Doenças raras: aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos 
  • Empreendedorismo em estomaterapia 
  • Segurança do paciente em estomaterapia 
  • A implementação da SAE como metodologia de planejamento, organização e execução de ações sistematizadas de enfermagem em prevenção e tratamento de feridas 
  • A Ética e Bioética em Enfermagem em estomaterapia.

Conteúdo Programático:

  • Anatomia e fisiologia do aparelho tegumentar; 
  • Aspectos históricos e éticos legais no tratamento das feridas -Processo de reparação tecidual no ciclo vital; 
  • Fatores que interferem nos processos de reparação tecidual; 
  • Conceito e classificação de feridas agudas e crônicas; 
  • Avaliação de feridas, protocolos e instrumentos; 
  • Prevenção de lesões por fricção; 
  • Prevenção de lesões de pele relacionadas a adesivos; 
  • Prevenção de lesões de pele relacionadas a unidade;
  • Limpeza e desbridamento; 
  • Infecção de feridas agudas e crônicas; 
  • Terapia tópica e sistêmica em feridas agudas e crônicas; 
  • Terapias complementares no tratamento de feridas; 
  • Feridas tropicais: aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos; 
  • Lesão por pressão: aspectos epidemiológicos, clínicos, preventivos e terapêuticos; 
  • Cuidados com feridas neoplásicas; 
  • Cuidados às pessoas com drenos e tubos; 
  • Aspectos da sexualidade da pessoa com feridas; 
  • Qualidade de vida da pessoa com feridas.

Método de ensino-aprendizagem:

Aula expositivo-dialogada; aula prática; estágio; seminário; workshop.

Ao final do curso o aluno será capaz de: 

  • Explanara importância da pele saudável, suas funções e seus componentes estruturais e funcionais; 
  • Reconhecer as diferenças entre feridas crônicas e agudas e seus mecanismos de reparação; 
  • Avaliar as feridas nos contextos de mensuração, classificação, extensão da perda tecidual, localização anatômica, tipos de tecidos presentes, exsudato e carga bacteriana; 
  • Conhecer as categorias genéricas de produtos tópicos em tratamento de feridas, bem como seu uso apropriado; 
  • Entender os aspectos preventivos e terapêuticos no tratamento de feridas; 
  • Conhecer os fatores de risco para o desenvolvimento de feridas e crônicas; 
  • Conhecer os modelos de protocolos para avaliação e prevenção de feridas; 
  • Avaliar as tendências na investigação relacionadas à prevenção e tratamento de feridas; 
  • Manejar drenos em relação a controle de efluente, infecção, conforto do paciente e equipamentos específicos; 
  • Discutir o gerenciamento de riscos associados à prevenção e ao tratamento de feridas, na perspectiva da segurança do paciente.

Módulo 5 – METODOLOGIA DA PESQUISA

Ementa:

  • Bases conceituais sobre Métodos de Pesquisa 
  • Pesquisa Científica 
  • Etapas Preliminares: delimitação do problema de investigação, revisão da literatura, definição das variáveis qualitativas e quantitativas, hipóteses e objetivos 
  • Normas de apresentação de pesquisas 
  • Forma de organização do trabalho científico 
  • A utilização dos recursos de informática para a pesquisa 
  • Utilização de indicadores epidemiológicos na mensuração de risco em saúde 
  • Aspectos Éticos da Pesquisa

Conteúdo Programático:

  • Elementos técnicos da investigação; 
  • Métodos de Pesquisa; 
  • Processos de Projetos de Pesquisa; 
  • Estudo de revisão.

Método de ensino-aprendizagem:

Aula expositivo-dialogada.

Ao final do curso o aluno será capaz de: 

  • Compreender a metodologia da pesquisa; 
  • Identificar os tipos de delineamento de pesquisa (qualitativa e quantitativa); 
  • Analisar e discutir as fases do projeto de pesquisa; 
  • Desenvolver um olhar crítico sobre os principais tipos de pesquisas, segundo seus fundamentos, buscando adaptá-los à sua realidade e ao seu objeto de pesquisa; 
  • Fazer pesquisa bibliográfica; 
  • Elaborar um projeto de pesquisa; 
  • Elaborar e apresentar um trabalho científico; 
  • Planejar e analisar trabalhos científicos.

Módulo 6 – TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ESTOMATERAPIA

Ementa:

  • Educação e promoção à saúde 
  • Estudo da metodologia do processo de ensino/aprendizagem e sua utilização pelo enfermeiro em ações educativas 
  • Dinâmica das atividades de ensino/aprendizagem, com interação no campo da saúde a diferentes grupos etários e início do treinamento em educação em serviço, nos programas e sub- programas de saúde 
  • Práticas educativas em enfermagem 
  • O enfermeiro como educador de elementos da equipe de enfermagem, individuo, família, comunidade e grupos/clientes 
  • Elementos básicos do processo de Ensino/aprendizagem 
  • Planejamento didático, necessidades de ensino, objetivos, conteúdos, métodos e técnicas, recursos e avaliação 
  • Empreendedorismo e inovação em Estomaterapia 
  • Segurança do paciente em Estomaterapia

Conteúdo Programático:

  • Metodologia do processo de ensino/aprendizagem e sua utilização pelo enfermeiro em ações educativas; 
  • Planejamento de ensino; 
  • Plano de aula; 
  • Objetivos educacionais; 
  • Metodologia de avaliação ensino-aprendizagem; 
  • Empreendedorismo e inovação em Estomaterapia; 
  • Segurança do paciente em Estomaterapia.

Método de ensino-aprendizagem:

Aula expositivo-dialogada.

Ao final do curso o aluno será capaz de: 

  • Desenvolver uma visão ampliada do processo ensino-aprendizagem que possa ser utilizada nas atividades desenvolvidas com pessoas com estomaterapia; 
  • Identificar os elementos do processo ensino/aprendizagem (objetivos, conteúdo, métodos, técnicas de ensino e avaliação); 
  • Caracterizar os métodos, técnicas e recursos do ensino com enfoque na educação e promoção da saúde; 
  • Utilizar estratégias inovadoras no processo ensino-aprendizagem com enfoque em atividades de ensino e pesquisa; 
  • Acessar bancos de dados e fontes de informação; 
  • Vivenciar a metodologia do processo de ensino/aprendizagem na educação para saúde, através da elaboração e execução de um projeto educativo.

Módulo 7 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ATIVIDADE

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