FORMATO
Híbrido
INSCRIÇÕES
R$ 100,00
DURAÇÃO
450 h/a
INSCRIÇÕES
15/10 a 25/11/2024
A enfermagem surgiu no final do século XIX, por meio da precursora Florence Nightingale, como novo modelo da ciência, pautado na arte do cuidar. Suas concepções teóricas e filosóficas subsidiaram novos teorizadores dentro da visão holística do ser humano, da abordagem humanística e do conhecimento científico. Nesta perspectiva, o saber da enfermagem busca bases norteadoras para a assistência, o ensino e a pesquisa. O desafio do século XX foi desenvolver avanços científicos e tecnológicos para a humanidade. E os profissionais, inclusive os enfermeiros, debruçaram-se sobre seus métodos de definição para a concretização de sua ciência. Assim, aprimorou-se o modelo especializado de trabalho. A especialização nas diferentes áreas do conhecimento humano tornou-se imprescindível em decorrência da necessidade de se aumentar o domínio e a competência nos campos de atuação profissional, objetivando melhor qualidade dos serviços prestados à população. Assim, uma das áreas em desenvolvimento é a ESTOMATERAPIA, uma especialidade da prática da enfermagem, voltada para o cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária, no Brasil, desde 1980.
O especialista em estomaterapia é denominado ESTOMATERAPEUTA (ET). Para se tornar um ET, faz-se necessário a realização de especialização em Enfermagem em Estomaterapia em cursos com abrangência em todos esses cuidados.
A Estomaterapia é uma das especialidades do enfermeiro em expansão e possui elevado potencial de desenvolvimento profissional no mundo do trabalho devido às inúmeras possibilidades de atuação do especialista no país. Na área assistencial o ET poderá atuar em serviços públicos, privados, ambulatórios, clínicas, consultórios médicos, consultórios especializados em Estomaterapia, assistência domiciliar, ensino e pesquisa, gestão, assessoria, consultoria, além da possibilidade de ter seu próprio empreendimento. Na área pública um dos grandes papéis dos ET’s está relacionado à assistência às pessoas com estomia nos inúmeros pólos de assistência existentes em todo o Brasil, que possibilitam a todo cidadão brasileiro, receber assistência especializada, gratuita, qualificada e reabilitação adequada (SOBEST, 2015).
Enfermeiros com dois anos de experiência em clínica geral ou específica na área
de Estomaterapia.
Capacitar o enfermeiro a:
1. Assistir o indivíduo com estomia nas fases pré e pós-operatórias imediata,
mediata e tardia e com fístulas digestivas, com cateteres e drenos, feridas
agudas e crônicas, incontinências anal e urinária;
2. Estimular e incentivar a investigação científica na área de Estomaterapia;
3. Reconhecer os aspectos organizacionais necessários para o desenvolvimento
de serviços e programas para atendimento de pessoas com estomia e
incontinentes e protocolos de prevenção e tratamento de feridas agudas e
crônicas;
4. Desenvolver o ensino na área de Estomaterapia junto a clientes, família e
equipes de enfermagem e interdisciplinar;
5. Estimular atividade de empreendedorismo na área de Estomaterapia.
Online.
14/10/2024 – Publicação do edital
15/10/2024 – Início do período de inscrições
25/11/2024 – Prazo limite para as inscrições
27/11/2024 – Divulgação das candidaturas homologadas
29/11/2024 – Período para interposição de recursos à homologação das inscrições
02/12/2024 – Divulgação do resultado preliminar
04/12/2024 – Período de interposição de recursos ao resultado preliminar
06/12/2024 – Divulgação do resultado final
09/12/2024 – Início da convocação de candidatos para realização de matrícula
19/12/2024 – Fim do 1º período de matrículas
23/12/2024 – Convocação de candidatos em lista de espera para matrícula, em caso de desistência dos candidatos aprovados.
06/01/2025 – Início das aulas (provável)
Taxa de Inscrição: R$ 100,00 (cem reais).
Período de inscrição: 10/10/2024 a 25/11/2024
Para que a inscrição seja efetivada é necessário clicar no botão INSCREVA-SE, preencher o cadastro e realizar o pagamento da taxa de inscrição.
O curso poderá ser pago em 15 parcelas de R$ 1.100,00 (mil e cem reais).
– Boleto
– PIX (via QR Code no próprio boleto – à vista);
– Cartão de Débito (à vista);
– Cartão de Crédito.
Análise do currículo e da documentação anexada no ato da inscrição (ver edital).
Profª. Drª. Priscila da Silva Antônio Rocha
Graduada em Enfermagem – UFG (2001), Especialista em Saúde Mental (2003), Mestre em Psicologia Clínica e Cultura – UnB (2011). Doutora em Psicologia Clínica e Cultura UnB (2016). Docente do curso de Enfermagem da UnB. Experiência em Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, psiquiatria, psicopatologia.
Módulo 1 – POLÍTICAS BÁSICAS EM ESTOMATERAPIA E ASPECTOS
FILOSÓFICO, ÉTICO DO CUIDAR
Ementa:
- Inserção da Estomaterapia na Enfermagem
- Aspectos filosóficos e éticos da prática especializada
- Métodos e modelos de assistência de enfermagem em estomaterapia
- Políticas governamentais para assistência em estomaterapia
- Políticas governamentais de planejamento, compra e distribuição de dispositivos em estomaterapia
- Bases filosóficas e organizacionais dos Serviços de Estomaterapia
- Sistema de organização da estomaterapia no Brasil e no mundo (associações científicas e de classe, vinculação com entidades de enfermagem.)
Conteúdo Programático:
- Evolução histórica da Estomaterapia;
- Papel do Enfermeiro Estomaterapeuta.
Método de ensino-aprendizagem:
Aula expositivo dialogada. Ao final do curso o aluno será capaz de:
- Discutir como são construídas e aplicadas as políticas públicas voltadas para a área de estomaterapia;
- Conhecer e compreender o processo de cuidar de enfermagem, seus aspectos teóricos, filosóficos, históricos, sociais, culturais, éticos, estéticos, da comunicação no cuidado humano;
- Conhecer e aplicar estudos sobre o desenvolvimento, utilização e avaliação de recursos tecnológicos, procedimentos técnicos, educativos, conceitos e modelos do processo de cuidar em enfermagem e saúde;
- Desenvolver habilidades de pesquisa aplicando-a no processo do cuidar em enfermagem e saúde e suas interfaces;
- Analisar de modo crítico e reflexivo a produção do conhecimento do cuidado de enfermagem e a contextualização com a sociedade brasileira e global.
- Avaliação a definir
Módulo 2 – CUIDANDO DA PESSOA COM ESTOMIA
Ementa:
- Anatomia e fisiologia dos aparelhos respiratório, digestivo e urinário;
- Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos das doenças ou fatores relacionados as estomias intestinais e urinárias, no adulto e na criança;
- Estomias especiais: gastrostomia, jejunostomia e traqueostomia;
- Suporte nutricional a pessoa com estomia;
- Complicações precoces e tardias dos estomas das estomias respiratórios, intestinais e urinários; – Fístulas digestivas;
- Assistência ao paciente nas fases pré trans e pós-operatória de cirurgias que geram estomias;
- Técnicas especiais para as pessoas com estomia (irrigação e sistema oclusor para colostomia);
- Suporte social e psicológico a pessoa com estomia e família; – Aspectos psicossociais da sexualidade da pessoa com estomia;
- Associação dos Ostomizados: a realidade nacional e internacional;
- Orientação do autocuidado as pessoas com estomas estomias: respiratório, digestório e urinário;
- Treinamento para o manuseio de estomas estomias direcionado a familiares e/ou cuidadores;
- Vivenciar e analisar a experiência da utilização do equipamento coletor para estomia;
- Serviços, protocolos e diretrizes e Protocolos Clínicos para o cuidar cuidado da pessoa com estomia;
- Políticas assistenciais e públicas as pessoas com estomia: realidade e tendências.
- A implementação da SAE como metodologia de planejamento, organização e execução de ações sistematizadas de enfermagem à pessoa com estomia;
- A Ética e Bioética em Enfermagem em Estomaterapia.
Conteúdo Programático:
- SAE em Estomaterapia;
- Anatomia e fisiologia intestinal;
- Aspectos epidemiológicos clínicos e terapêuticos das doenças ou fatores relacionados aos estomas intestinais no adulto;
- Anatomia e fisiologia dos aparelhos respiratório, digestório e urinário;
- Aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos das doenças ou fatores relacionados aos estomas intestinais e urinárias, no adulto e na criança;
- Assistência ao paciente nas fases pré trans e pós-operatória de cirurgias que geram estomas;
- A Bioética em Estomaterapia;
- Estomas: gastrostomia, jejunostomia e traqueostomia;
- Estomas intestinais e urinários;
- Complicações precoces e tardias dos estomas respiratórios, intestinais e urinários; – Fístulas digestivas;
- Treinamento para o manuseio de estomas direcionado a familiares e/ou cuidadores;
- Técnicas especiais para as pessoas com estomia (irrigação e sistema oclusor para colostomia);
- Aspectos psicossociais da sexualidade da pessoa com estomia;
- Associação dos Ostomizados: a realidade nacional e internacional;
- Serviços e protocolos para o cuidar da pessoa com estomia;
- Políticas assistenciais a pessoa com estomia: realidade e tendências.
Método de ensino-aprendizagem:
Aula expositivo-dialogada; aula prática; estágio; seminário; workshop.
Ao final do curso o aluno será capaz de:
- Conheceras bases anatômicas e fisiológicas dos aparelhos respiratório, digestivo e urinário;
- Conhecer bases anatômicas das cirurgias intestinais e derivações urinárias, bem como indicações e tipos de estomias;
- Conhecer e saber indicar prescrever os equipamentos e acessórios adjuvantes para estomias;
- Reconhecer e tratar complicações de estomias intestinais, urinários e alimentação.
- Identificar peculiaridades de estomias em pediatria;
- Identificar aspectos psíquicos, sociais e sexuais da pessoa com estomia;
- Conhecer a epidemiologia das situações clínicas que levam à necessidade de estomias intestinais e urinários, no adulto e na criança;
- Abordar aspectos físicos e psicossociais do candidato de pessoas com indicação para cirurgia geradora de estomia na ótica da interdisciplinaridade e qualidade de vida;
- Cuidar da pessoa com estomia nas fases pré, trans e pós-operatórias;
- Avaliar o suporte social da pessoa com estomia por meio da família, dos grupos de autoajuda e das políticas governamentais;
- Caracterizar a realidade e as tendências da assistência à pessoa com estomia no Brasil e no mundo;
- Analisar a produção científica relacionada ao cuidar da pessoa com estomia no país;
- Elaborar trabalho acadêmico relacionado ao cuidado da pessoa com estomia.
Módulo 3 – INCONTINÊNCIAS
Ementa:
- Fisiologia da micção
- Fisiopatologia da incontinência urinária e anal
- Mecanismos da continência urinária e anal
- Classificação e diagnóstico das incontinências urinária e anal
- Diagnóstico das incontinências urinária e anal
- Tratamento clínico e cirúrgico das incontinências urinária e anal
- Fisioterapia nas incontinências
- Reeducação vesical e intestinal nas incontinências
- Cuidados ao portador de lesão medular traumática
- Perspectivas do tratamento cirúrgico e clínico das incontinências
- Aspectos psicossociais da sexualidade do incontinente
- A SAE em Estomaterapia
- Bioética em Estomaterapia
Conteúdo Programático:
- Fisiologia da micção;
- Fisiopatologia da incontinência urinária;
- Mecanismos da continência urinária;
- Classificação e diagnóstico das incontinências urinária;
- Tratamento clínico e cirúrgico das incontinências urinária;
- Fisiopatologia da incontinência anal;
- Mecanismos da continência anal;
- Classificação e diagnóstico das incontinências anal;
- Diagnóstico das incontinências anal;
- Tratamento clínico e cirúrgico das incontinências anal;
- Constipação intestinal, avaliação física; Fisioterapia nas incontinências;
- Reeducação vesical e intestinal nas incontinências;
- Cuidados à pessoa com lesão medular;
- Suporte nutricional as pessoas com incontinências, feridas e estomias;
- Disfunção vesical e intestinal no contexto pediátrico;
- Acolhimento do paciente;
- Aspectos psicossociais da sexualidade do incontinente.
Método de ensino-aprendizagem:
- Método de ensino-aprendizagem: Aula expositivo-dialogada; aula prática; estágio; seminário; workshop. Ao final do curso o aluno será capaz de:
- Conhecer aspectos históricos, etiológicos e epidemiológicos das incontinências urinária e anal;
- Conhecer os modelos fisiopatológicos de risco e complicações das incontinências;
- Oferecer assistência à pessoa incontinente nas fases pré trans e pós-operatória;
- Reconhecer a importância da abordagem terapêutica interdisciplinar na assistência à pessoa incontinente;
- Estabelecer ações educativas para pessoa incontinente e familiares com a finalidade de reabilitar e melhorar a qualidade de vida.
Módulo 4 – PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FERIDAS
Ementa:
- Anatomia e fisiologia do aparelho tegumentar
- Conceito e classificação de feridas agudas e crônicas
- Processos de reparação tecidual no ciclo vital
- Avaliação de feridas, protocolos e instrumentos
- Fatores que interferem nos processos de reparação tecidual – Infecção de feridas agudas e crônicas
- Prevenção de lesões por fricção
- Prevenção de lesões de pele relacionadas a adesivos
- Prevenção de lesões de pele associadas a umidade
- Terapia tópica e sistêmica em feridas agudas e crônicas
- Cuidados com feridas neoplásicas
- Suporte nutricional para o portador de feridas
- Lesão por pressão, lesões vasculogênicas, diabéticas e em hanseníase: aspectos epidemiológicos, clínicos preventivos e terapêuticos
- Tratamento das queimaduras
- Doenças raras: aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos
- Empreendedorismo em estomaterapia
- Segurança do paciente em estomaterapia
- A implementação da SAE como metodologia de planejamento, organização e execução de ações sistematizadas de enfermagem em prevenção e tratamento de feridas
- A Ética e Bioética em Enfermagem em estomaterapia.
Conteúdo Programático:
- Anatomia e fisiologia do aparelho tegumentar;
- Aspectos históricos e éticos legais no tratamento das feridas -Processo de reparação tecidual no ciclo vital;
- Fatores que interferem nos processos de reparação tecidual;
- Conceito e classificação de feridas agudas e crônicas;
- Avaliação de feridas, protocolos e instrumentos;
- Prevenção de lesões por fricção;
- Prevenção de lesões de pele relacionadas a adesivos;
- Prevenção de lesões de pele relacionadas a unidade;
- Limpeza e desbridamento;
- Infecção de feridas agudas e crônicas;
- Terapia tópica e sistêmica em feridas agudas e crônicas;
- Terapias complementares no tratamento de feridas;
- Feridas tropicais: aspectos epidemiológicos, clínicos e terapêuticos;
- Lesão por pressão: aspectos epidemiológicos, clínicos, preventivos e terapêuticos;
- Cuidados com feridas neoplásicas;
- Cuidados às pessoas com drenos e tubos;
- Aspectos da sexualidade da pessoa com feridas;
- Qualidade de vida da pessoa com feridas.
Método de ensino-aprendizagem:
Aula expositivo-dialogada; aula prática; estágio; seminário; workshop.
Ao final do curso o aluno será capaz de:
- Explanara importância da pele saudável, suas funções e seus componentes estruturais e funcionais;
- Reconhecer as diferenças entre feridas crônicas e agudas e seus mecanismos de reparação;
- Avaliar as feridas nos contextos de mensuração, classificação, extensão da perda tecidual, localização anatômica, tipos de tecidos presentes, exsudato e carga bacteriana;
- Conhecer as categorias genéricas de produtos tópicos em tratamento de feridas, bem como seu uso apropriado;
- Entender os aspectos preventivos e terapêuticos no tratamento de feridas;
- Conhecer os fatores de risco para o desenvolvimento de feridas e crônicas;
- Conhecer os modelos de protocolos para avaliação e prevenção de feridas;
- Avaliar as tendências na investigação relacionadas à prevenção e tratamento de feridas;
- Manejar drenos em relação a controle de efluente, infecção, conforto do paciente e equipamentos específicos;
- Discutir o gerenciamento de riscos associados à prevenção e ao tratamento de feridas, na perspectiva da segurança do paciente.
Módulo 5 – METODOLOGIA DA PESQUISA
Ementa:
- Bases conceituais sobre Métodos de Pesquisa
- Pesquisa Científica
- Etapas Preliminares: delimitação do problema de investigação, revisão da literatura, definição das variáveis qualitativas e quantitativas, hipóteses e objetivos
- Normas de apresentação de pesquisas
- Forma de organização do trabalho científico
- A utilização dos recursos de informática para a pesquisa
- Utilização de indicadores epidemiológicos na mensuração de risco em saúde
- Aspectos Éticos da Pesquisa
Conteúdo Programático:
- Elementos técnicos da investigação;
- Métodos de Pesquisa;
- Processos de Projetos de Pesquisa;
- Estudo de revisão.
Método de ensino-aprendizagem:
Aula expositivo-dialogada.
Ao final do curso o aluno será capaz de:
- Compreender a metodologia da pesquisa;
- Identificar os tipos de delineamento de pesquisa (qualitativa e quantitativa);
- Analisar e discutir as fases do projeto de pesquisa;
- Desenvolver um olhar crítico sobre os principais tipos de pesquisas, segundo seus fundamentos, buscando adaptá-los à sua realidade e ao seu objeto de pesquisa;
- Fazer pesquisa bibliográfica;
- Elaborar um projeto de pesquisa;
- Elaborar e apresentar um trabalho científico;
- Planejar e analisar trabalhos científicos.
Módulo 6 – TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS ESTOMATERAPIA
Ementa:
- Educação e promoção à saúde
- Estudo da metodologia do processo de ensino/aprendizagem e sua utilização pelo enfermeiro em ações educativas
- Dinâmica das atividades de ensino/aprendizagem, com interação no campo da saúde a diferentes grupos etários e início do treinamento em educação em serviço, nos programas e sub- programas de saúde
- Práticas educativas em enfermagem
- O enfermeiro como educador de elementos da equipe de enfermagem, individuo, família, comunidade e grupos/clientes
- Elementos básicos do processo de Ensino/aprendizagem
- Planejamento didático, necessidades de ensino, objetivos, conteúdos, métodos e técnicas, recursos e avaliação
- Empreendedorismo e inovação em Estomaterapia
- Segurança do paciente em Estomaterapia
Conteúdo Programático:
- Metodologia do processo de ensino/aprendizagem e sua utilização pelo enfermeiro em ações educativas;
- Planejamento de ensino;
- Plano de aula;
- Objetivos educacionais;
- Metodologia de avaliação ensino-aprendizagem;
- Empreendedorismo e inovação em Estomaterapia;
- Segurança do paciente em Estomaterapia.
Método de ensino-aprendizagem:
Aula expositivo-dialogada.
Ao final do curso o aluno será capaz de:
- Desenvolver uma visão ampliada do processo ensino-aprendizagem que possa ser utilizada nas atividades desenvolvidas com pessoas com estomaterapia;
- Identificar os elementos do processo ensino/aprendizagem (objetivos, conteúdo, métodos, técnicas de ensino e avaliação);
- Caracterizar os métodos, técnicas e recursos do ensino com enfoque na educação e promoção da saúde;
- Utilizar estratégias inovadoras no processo ensino-aprendizagem com enfoque em atividades de ensino e pesquisa;
- Acessar bancos de dados e fontes de informação;
- Vivenciar a metodologia do processo de ensino/aprendizagem na educação para saúde, através da elaboração e execução de um projeto educativo.
Módulo 7 – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – ATIVIDADE
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